top of page

SOBRE

UNIFESP permanece ocupada por estudantes

Cerca de 300 estudantes, com diferentes ambições – uns querem ser psicólogos, outros terapeutas ocupacionais, tem também aqueles que querem ser assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas; outros, seguindo sua carreira acadêmica em pós-graduação, todos estudantes da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Saúde e Sociedade, se reuniram por meio de uma assembleia estudantil, na quinta-feira, dia 3 de novembro, e, por meio de uma votação foi deliberado a ocupação da unidade Silva Jardim do campus Baixada Santista. Hoje, uma semana depois, já com declaração de apoio das demais categorias (técnicos e docentes), dentre diversas outras moções favoráveis e do respaldo de um movimento nacional que ocupa mais de mil instituições de ensino, nasce o blog MOBILIZADA.
Neste momento histórico, os estudantes de todo Brasil se unem contra a PEC 241, agora 55, apresentada pelo Governo Federal e que pretende congelar as despesas, incluindo a área de educação, por até 20 anos, além do projeto Escola Sem Partido, que tramita no Congresso Nacional.
Desde o momento que foi deflagrada a ocupação, os estudantes decidiram em conjunto que o contato com a imprensa seria restrito: feito pela Rádio Silva e a página Unifesp SJ - Ocupada - Baixada Santista, após uma jornalista invadir a universidade e tirar fotos dos estudantes sem autorização dos mesmos.

Na mesma noite, foram definidos ‘grupos de trabalhos’ para organizar a ocupação. Os ocupantes estão trabalhando na segurança e limpeza do campus, na alimentação de todos, acolhimento dos visitantes, comunicação interna e externa, trabalham nas programações de todas as aulas abertas que acontecem durante a ocupação e até criaram um grupo de combate às opressões. Os estudantes estão articulando de forma amistosa com a direção, docentes, técnicos e terceirizados, mas por enquanto não conversam sobre desocupação.

bottom of page